BMW R 12 Option 719: sofisticação e exclusividade em roadsters

A BMW R 12 Option 719 é uma combinação perfeita de design retrô minimalista, um lendário motor boxer e tecnologia de ponta, garantindo não apenas desempenho, mas também uma experiência de pilotagem única e exclusiva. A BMW soube equilibrar perfeitamente a tradição e a inovação ao criar a R 12, uma motocicleta que remete ao legado da R Nine T, que fez sucesso no Brasil e proporcionou momentos de pura diversão. As dimensões compactas da R 12 a tornam acessível, principalmente para aqueles que desejam montar e colocar os pés no chão de forma tranquila.

Ergonomia da BMW R 12

A ergonomia da BMW R 12 é uma das suas características mais notáveis. Embora siga as linhas do design minimalista, a posição de pilotagem oferece uma impressão diferente. Para alguém com 1,8 metro de altura, a distância até o guidão é adequada, permitindo que o corpo permaneça ereto. Já para pilotos menores, a inclinação do tronco se torna necessária para alcançar o guidão. A baixa altura do conjunto da moto em relação ao tronco do piloto proporciona pouca proteção aerodinâmica, e em altas velocidades, o vento pode exigir um esforço maior para segurar firme o guidão. Contudo, essa característica não é um problema, já que a proposta da moto não é ser uma cruiser de longas distâncias.

Trem de Força da BMW R 12

Um dos pontos altos da BMW R 12 é seu motor, que mantém a tradição de ser um boxer de dois cilindros contrapostos. Com 1.170 cm³ e um sistema de refrigeração mista, a R 12 entrega 95 cv de potência máxima e 11 kgfm de torque. O motor, que foi um clássico nas antigas R 1200 GS, foi aprimorado com tecnologia de última geração, garantindo um desempenho eficiente e adequado a normas ambientais. A vibração característica deste motor é perceptível em marcha lenta e, ao acelerar, há uma sensação divertida de empurrão para a direita, especialmente em baixa velocidade. A resposta do acelerador até as 4.000 rpm é morna, mas após esse ponto, o motor se mostra vibrante e engajador, proporcionando uma ótima sensação de empuxo.

Suspensão e Freios da BMW R 12

O chassi tubular da R 12 acomoda suspensões invertidas na dianteira e um mono-amortecedor traseiro acoplado ao eixo cardã. Apesar do curso de 90 mm, o funcionamento da suspensão é progressivo e muito eficaz. Com garupa, é recomendado ajustar a pré-carga da mola do amortecedor traseiro para um melhor conforto. O equilíbrio da moto é excelente, permitindo contornos de curvas com precisão. A roda de 19 polegadas na frente pode exigir um leve esforço para direcionar a moto, mas quando em linha, é fácil aproveitar a pilotagem inclinando-a de um lado para o outro.

O sistema de freios da R 12 é robusto, contando com dois discos de 300 mm na dianteira e pinças radiais de quatro pistões da marca Brembo, que garantem frenagens eficientes em qualquer situação. O ABS cornering é um adicional que proporciona segurança em pisos de baixa aderência, embora a mordida inicial do freio possa parecer forte no trânsito, é algo que se acostuma rapidamente.

Equipamentos da BMW R 12 Option 719

A versão Option 719 é a mais completa da R 12, trazendo uma série de recursos que elevam ainda mais a experiência de pilotagem, como dois modos de pilotagem, ABS Pro, controle de tração, controle de freio-motor e iluminação em LED adaptativa. O quick shifter proporciona trocas de marcha sem embreagem, embora possa apresentar trancos em determinadas situações. O design inclui rodas raiadas pretas e uma estética atraente em diversos detalhes.

Com um preço de R$ 110.000, a R 12 Option 719 se posiciona como uma motocicleta exclusiva, focada no uso urbano e em viagens curtas, já que a capacidade de bagagem é limitada. No entanto, mesmo assim, a moto oferece uma experiência divertida e prazerosa ao proprietário.

DEIXE UM COMENTÁRIO