Coluna da Abraciclo: Avançando rumo ao desenvolvimento

Com mais de 35 milhões de motocicletas em circulação, o Brasil vive um momento histórico no setor de duas rodas. Além de ser uma paixão nacional, a motocicleta se consolidou como uma das principais soluções de mobilidade no país e como instrumento de trabalho e geração de renda para milhões de brasileiros.

O Mercado de Motocicletas no Brasil

Esse cenário é retratado com profundidade na publicação anual “Dados do Setor 2025”, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O relatório apresenta os principais indicadores setoriais e traz um vasto conjunto de informações para quem deseja conhecer mais sobre esse segmento tão importante para a economia.

Relação Habitante/Motocicleta

Uma análise interessante mostra que os estados de Rondônia e Mato Grosso possuem a melhor relação habitante/motocicleta, com uma moto para cada três habitantes. Em contrapartida, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal apresentam a maior discrepância, com dez habitantes para cada motocicleta, evidenciando as variações regionais no uso desse transporte.

Frota de Motocicletas vs. Número de Habilitados

Outro dado relevante é a proporção entre a frota de motos e o número de motoristas habilitados. O Maranhão lidera esse ranking, com 216,7%, o que indica que há mais de duas motocicletas registradas para cada pessoa habilitada a pilotá-las. Em seguida, aparecem Piauí (173%), Amazonas e Alagoas (134%).

Aumento do Número de Motociclistas Femininas

A edição de 2025 também destaca uma mudança significativa no comportamento nas ruas: o número de mulheres habilitadas para conduzir motocicletas cresceu 65,8% na última década. Hoje, elas representam 24,9% do total de motociclistas habilitados, um avanço que reflete uma transformação em um ambiente historicamente dominado pelo sexo masculino.

Habilitação por Faixa Etária

Os dados sobre habilitação para motociclistas também revelam um recorte interessante. Entre homens e mulheres, o maior número de carteiras de habilitação por motocicleta está na faixa etária dos 31 a 40 anos. O segundo grupo mais representativo é de motociclistas entre 41 e 50 anos, evidenciando um padrão de maturidade predominante entre os condutores.

Entre as mulheres, o grupo que mais cresce está na faixa etária de 26 a 30 anos, indicando que a entrada feminina no universo das motocicletas tem ocorrido em idades mais precoces. Já entre os homens, a faixa etária mais comum é de 51 a 60 anos, o que pode sugerir uma permanência maior dos homens no uso de motocicletas ao longo da vida.

Dados Adicionais e Importância da Publicação

Esses são apenas alguns dos dados disponíveis na publicação da Abraciclo, que também inclui informações sobre produção, exportação e importação; vendas no varejo, rede de concessionárias e ranking global de produção. Esses dados demonstram que, mais do que um veículo, a motocicleta é um símbolo de autonomia e uma solução para os desafios da mobilidade urbana.

Concluindo

Para aqueles que vivem o dia a dia sobre duas rodas — seja por paixão, necessidade ou trabalho — conhecer os números do setor pode ajudar a entender o presente e vislumbrar as tendências futuras. Para quem tem interesse em se aprofundar nas informações apresentadas, a publicação “Dados do Setor Duas Rodas 2025” está disponível para consulta.

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