Ducati Hypermotard 698 RVE: o monocilíndrico italiano e sua nova abordagem urbana

A Ducati acaba de agitar o cenário nacional com o lançamento da nova Hypermotard 698 RVE 2025, a primeira supermotard monocilíndrica de rua da marca. Com apenas 100 unidades disponíveis para o Brasil, esta máquina promete proporcionar uma experiência de pura diversão e adrenalina instantânea, que já reverbera entre os entusiastas das duas rodas.

Design Inovador e Agressivo

A Hypermotard 698 RVE possui um design inconfundivelmente Ducati, aliando estética agressiva a um toque minimalista. Seu visual destaca-se com linhas limpas e carenagens reduzidas ao essencial. O grafismo Graffiti exclusivo da versão RVE, aplicado com decalques à base de água, confere um toque de arte urbana, refletindo a verdadeira rebeldia sofisticada. Assento elevado, escape duplo e rabeta afilada acentuam ainda mais o caráter ágil desta motocicleta, que rapidamente se estabelece como um ícone das supermotards.

Desempenho de Alto Nível

No coração da Hypermotard 698 RVE reside o novo motor Superquadro Mono de 659 cm³, um monocilíndrico com comando desmodrômico de quatro válvulas, derivado direto do motor da icônica 1299 Panigale. Com impressionantes 77,5 cv a 9.750 rpm e torque de 6,4 kgfm a 8.000 rpm, este propulsor estabelece um novo patamar de potência para monocilíndricos de rua. A moto ainda conta com uma versão equipada com escape Termignoni, elevando a potência para 85 cv e o torque em 0,1 kgf.m.

Experiência de Pilotagem Aprimorada

A resposta do acelerador ride-by-wire é imediata, proporcionando uma entrega de potência focada nas médias e altas rotações, ideal para momentos de emoção em qualquer situação. O Ducati Quick Shift (DQS) permite trocas de marcha rápidas e precisas, aumentando a experiência de pilotagem e permitindo que o piloto se concentre em uma condução esportiva. Para aqueles que preferem uma tocada mais suave, é recomendável utilizar a embreagem ao pilotar em baixas velocidades, evitando trancos e solavancos.

Ciclística e Manuseio

A ciclística da Hypermotard 698 RVE foi projetada para promover agilidade e controle. Seu chassi tubular em treliça de aço, uma marca registrada da Ducati, garante rigidez e leveza, resultando em um comportamento dinâmico excepcional. As suspensões totalmente ajustáveis Marzocchi na dianteira e Sachs na traseira, com um curso de 215 mm na frente e 240 mm atrás, proporcionam absorção eficiente de imperfeições do asfalto e permitem ajustes para uma pilotagem mais esportiva durante track days. Com um peso seco de apenas 151 kg, a sensação de leveza e manobrabilidade é imediata.

Segurança e Tecnologia de Ponta

O sistema de freios Brembo, equipado com um disco dianteiro de 330 mm e pinça radial M4.32, junto a um disco traseiro de 245 mm e pinça de pistão único, proporciona uma frenagem potente e segura, mesmo em inclinações. A eletrônica embarcada é um dos grandes diferenciais da Ducati, oferecendo múltiplos modos de pilotagem, controle de tração (DTC), controle de wheelie (DWC) ajustável em quatro níveis e o Ducati Power Launch (DPL), elevando o nível de segurança e diversão que a moto pode proporcionar.

Expectativas para o Futuro

Ainda precisamos realizar um teste mais aprofundado nas ruas para avaliar o comportamento da Hypermotard 698 RVE em diferentes condições de pilotagem. Entretanto, a primeira impressão é claramente positiva: a Ducati elevou o conceito de fun bike a um novo patamar com esta supermotard monocilíndrica. E a expectativa em relação ao preço? Não se sabe ainda se passará de R$ 90.000, mas a vontade de ter uma está latente entre os apaixonados por motocicletas.

DEIXE UM COMENTÁRIO