Ducati Hypermotard V2 ganha mais força e reduz peso significativamente

A Ducati, renomada fabricante italiana de motocicletas, celebrou com pompa e circunstância os 20 anos de uma de suas motos mais icônicas, a Hypermotard. Durante o EICMA 2025, a marca apresentou a nova Hypermotard V2 e sua versão mais radical, a Hypermotard V2 SP. Essa nova geração da supermoto de Borgo Panigale chega mais leve, potente e equipada com as mais recentes inovações em tecnologia de superbike.

Retorno às Raízes com um Toque Moderno

Duas décadas após o impacto do protótipo original no Salão de Milão de 2005, a Hypermotard ressurge com um design modernizado, mas que mantém a essência que a consagrou. Elementos como o escapamento duplo elevado, o tanque em formato de asa e a traseira compacta continuam presentes, mas agora com linhas mais agressivas e um visual “robótico”, que reflete a fusão entre a supermoto e a sofisticação típica das motocicletas Ducati.

Desempenho Avançado com o Motor V2 de 890 cm³

O coração pulsante da nova Hypermotard é o motor bicilíndrico Ducati V2 de 890 cm³, um dos mais leves já fabricados pela marca, pesando apenas 54,4 kg. Este motor robusto é capaz de gerar 120 cv de potência e 9,58 kgf.m de torque, com 70% disponível já a partir de 3.000 rpm. A introdução do comando de válvulas de admissão variável garante respostas imediatas, proporcionando uma entrega de potência linear. Além disso, o novo sistema de transmissão foi projetado com relações mais curtas, melhorando a aceleração e a resposta do acelerador.

Chassi e Peso Reduzido para Uma Experiência Ágil

Comparada à antiga Hypermotard 950, a nova versão é 13 kg mais leve (ou 14 kg na versão SP). O chassi é agora um monocoque de alumínio que integra o motor e a caixa de ar, resultando em um conjunto mais rígido, leve e compacto. A balança traseira de dois braços se inspira na superbike Panigale V4, e o tanque de 12,5 litros foi reposicionado para otimizar a distribuição de peso.

Suspensão e Freios de Altíssima Qualidade

A Hypermotard V2 é equipada com uma suspensão Kayaba ajustável e um amortecedor de direção Sachs, enquanto a versão SP vem com componentes Öhlins totalmente ajustáveis (NIX30 e STX46) e rodas forjadas que são mais leves. Para a frenagem, a versão básica conta com pinças Brembo M4.32 e a SP utiliza as pinças mais agressivas Brembo M50. Ambas as versões possuem discos duplos de 320 mm na dianteira e pneus Pirelli Diablo Rosso IV (ou Rosso IV Corsa na SP).

Eletrônica Avançada e Painel TFT

A nova Hypermotard é rica em tecnologia: possui uma IMU de 6 eixos, ABS em curva, controle de tração com 8 níveis, controle de empinada, quickshifter bidirecional, controle de freio motor e três modos de pilotagem: Urbano, Esporte e Turismo. O painel TFT de 5 polegadas fornece três modos de exibição e é operado por joystick. A versão SP traz ainda características exclusivas, como o Ducati Power Launch (controle de largada) e um limitador de velocidade para boxes.

Ergonomia e Estilo da Versão SP Comemorativa

Com um assento a 880 mm do solo, guidão largo de 807 mm e uma posição de pilotagem agressiva, a Hypermotard mantém seu DNA autêntico de supermotard. A versão SP se destaca pelo para-lama de carbono, bateria de lítio e uma pintura comemorativa de 20 anos, além das rodas brancas e detalhes esportivos que remetem ao mundo das corridas.

Disponibilidade e Expectativas de Lançamento

A nova Ducati Hypermotard V2 será lançada no mercado europeu em abril de 2026, seguindo para a América do Norte em maio e para o Japão e Austrália em outubro do mesmo ano. Infelizmente, ainda não há informações sobre a disponibilidade do modelo no Brasil, onde atualmente a linha Hypermotard é representada apenas pela versão 698 Mono. Os preços da nova geração ainda não foram divulgados, mas a Ducati promete uma supermoto que une o espírito rebelde da primeira Hypermotard com o desempenho e a eletrônica das superbikes modernas.

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