A cidade de São Paulo está se preparando para uma transformação significativa em suas vias urbanas, com a expectativa de que até o final de 2028, a cidade conte com pelo menos 400 quilômetros de Faixa Azul. Essa promissora iniciativa foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes, durante a entrega de mais 6 quilômetros de corredores preferenciais para motocicletas na Avenida do Estado. O objetivo principal é aumentar a segurança dos motociclistas, que frequentemente enfrentam riscos elevados nas vias urbanas.
A Faixa Azul na Avenida do Estado
A Faixa Azul, que ocupa a Avenida do Estado, é composta por 6 quilômetros de corredores preferenciais especificamente para motociclistas. No sentido da Marginal Tietê, a sinalização de início se localiza a 100 metros antes do Viaduto 25 de Março e se estende até a Avenida Santos Dumont. Por outro lado, ao contrário, no sentido do Ipiranga, a sinalização começa 200 metros após a Rua David Bigio, terminando no Viaduto Governador Roberto Abreu Sodré.
Com a recente implementaçãodeste novo trecho, a capital paulista conseguiu alcançar um total de 221,2 quilômetros de Faixa Azul. Até o momento, 46 vias na cidade estão sinalizadas com a faixa preferencial para motocicletas. Estima-se que mais de 500 mil motociclistas se beneficiem diariamente das melhorias proporcionadas por esses corredores, segundo dados da Prefeitura.
Resultados de Pesquisa Indicam Satisfação dos Usuários
Uma pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e divulgada pela Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRA) mostrou um alto índice de satisfação entre os usuários das vias que implementaram a Faixa Azul. O estudo entrevistou motoristas e motociclistas nas Avenidas dos Bandeirantes, Sumaré, Nações Unidas e Vinte e Três de Maio, revelando aprovação significativa do projeto.
Na Avenida dos Bandeirantes, por exemplo, 99% dos motociclistas e 89,8% dos motoristas manifestaram apoio à iniciativa, com muitos reportando uma melhora na convivência no trânsito. Resultados similares foram verificados em outras avenidas, onde os índices de aprovação foram superiores a 83%. Na Avenida Vinte e Três de Maio, 93,9% dos motociclistas e 70,3% dos motoristas perceberam uma experiência de circulação mais segura.
Depoimentos de Usuários do Sistema
O motoboy Marcos Cardoso Alves, que atua na área desde 2002, compartilhou sua experiência positiva em relação à implementação das faixas exclusivas. Segundo ele, a Faixa Azul tem contribuído para a diminuição de acidentes: “Realmente diminuiu os acidentes. Quando não havia a faixa exclusiva, eu chegava a observar até seis acidentes envolvendo motociclistas por dia. A iniciativa não eliminou todos os acidentes, mas fez uma grande diferença”, afirmou.
Considerações Finais
A expansão da Faixa Azul em São Paulo representa um importante passo em direção à segurança no trânsito urbano. Com o número crescente de motociclistas e a alta aprovação do projeto por parte dos usuários, é evidente que a administração municipal está se esforçando para tornar as vias mais seguras. A expectativa é que, com a continuidade dessa iniciativa, a cidade possa reduzir significativamente o número de acidentes e proporcionar um ambiente mais seguro para todos os que utilizam suas ruas e avenidas.