O segmento das motocicletas nakeds de média cilindrada está mais vibrante do que nunca no Brasil. A recente chegada da Honda CB500 Hornet promete aumentar ainda mais a concorrência com a já estabelecida Kawasaki Z500. Embora ainda não tenhamos testado a nova Hornet, uma análise técnica aprofundada permite que façamos uma comparação promissora entre essas duas nuas japonesas, apontando suas características e potenciais para 2025.
Conceito: A Base Esportiva Compartilhada
Ambas as motocicletas emergem de linhagens com características esportivas, aproveitando motores eficientes e confiáveis de suas fabricantes. A Kawasaki Z500 herda o propulsor da Ninja 500, enquanto a Honda CB500 Hornet utiliza a mesma plataforma da NX500, que já está à venda no Brasil. Essa estratégia garante a tão desejada confiabilidade, além de baixo consumo e adaptabilidade para o uso diário.
A Performance dos Motores: Detalhes que Fazem a Diferença
Familiarizados com o motor da Kawasaki Z500, sabemos que ele foi aprimorado a partir da Z400, aumentando sua cilindrada de 399 cm³ para 451 cm³ para atender às normas Euro5+. Atualmente, o motor bicilíndrico paralelo da Z500 entrega 45 cv a 9.000 rpm e 4,5 kgf.m de torque a 6.000 rpm. É interessante notar que, enquanto a potência máxima foi ligeiramente reduzida em relação à Z400, o torque aumentou.
Por outro lado, a Honda CB500 Hornet mantém um motor bicilíndrico em linha DOHC de 471 cc, com injeção eletrônica e refrigeração líquida. Embora a Honda Brasil ainda não tenha divulgado os números de desempenho para o mercado nacional, outros mercados indicam uma potência de 47 cv a 8.600 rpm e torque de 43 Nm a 6.500 rpm. Pequenas reconfigurações na injeção eletrônica frescuram a atualização do motor.
No papel, a Honda apresenta-se como ligeiramente mais potente e com um torque marginalmente maior, o que historicamente a torna divertida e responsiva em relação às suas antecessoras. Ambas as motocicletas são econômicas, com a Kawasaki Z500 registrando um consumo de 3,5 litros a cada 100 quilômetros durante o uso misto, um número que a Honda também antecipa para sua nova naked.
Ciclística: Onde As Diferenças Se Destacam
É na ciclística e nos equipamentos que as duas nakeds revelam suas maiores distinções. A Kawasaki Z500 apresenta um garfo convencional de 41 mm e um único disco de freio na dianteira (310 mm, acompanhado de 220 mm na traseira), ambos com componentes Nissin. Na traseira, um monochoque com ajuste na pré-carga compõe o sistema. A ausência de um garfo invertido é um dos pontos mais debatidos na linha 500 da Kawasaki.
Em contrapartida, a Honda CB500 Hornet se destaca nesse quesito com um garfo invertido Showa SFF-BP oferecendo 108 mm de curso, que, segundo a marca, melhora significativamente a estabilidade e manuseio em relação ao modelo anterior. Seu amortecedor traseiro também é da Showa e dispõe de ajuste de pré-carga. Na frenagem, a Hornet tem um moderno sistema de disco duplo de 296 mm com pinças Nissin de dois pistões na frente e um disco de 240 mm na traseira. Embora os discos da Honda sejam menores, a presença de discos duplos na parte frontal proporciona uma vantagem em termos de eficiência de frenagem.
Um ponto a se considerar na comparação é o peso das motocicletas: a Kawasaki Z500 tem apenas 167 kg em ordem de marcha, destacando-se pela leveza se comparada aos 192 kg da Honda CB500 Hornet. Essa diferença pode refletir diretamente na agilidade da Z500.
Tecnologia Embarcada: Conforto e Segurança
Quando se trata de tecnologia voltada para a pilotagem, a Kawasaki Z500 oferece o básico, porém eficiente, com luzes LED e um painel que conta com conectividade na versão SE. Além disso, possui uma embreagem assistida e deslizante, mas carece de controle de tração ou modos de motor.
A Honda CB500 Hornet se equipara com um pacote mais robusto, incluindo o HSTC (Honda Selectable Torque Control), que regula a entrega de torque do motor para evitar o deslizamento da roda traseira em superfícies de baixa aderência – um recurso de segurança essencial. O sistema também conta com o ESS (Emergency Stop Signal), que ativa os piscas em situações de frenagem brusca, um painel TFT e iluminação full LED.
Preço e Conclusão: A Escolha é Sua
A Honda CB500 Hornet é lançada com um preço sugerido de R$ 43.040, enquanto a Kawasaki Z500 apresenta um preço inicial em torno de R$ 35.470 para a versão básica e R$ 38.870 para a versão SE. Essa diferença de preço pode influenciar na decisão, já que a Honda se mostra um pouco mais cara, mas justifica esse custo com detalhes nos equipamentos, como o garfo invertido e o controle de tração. A Kawasaki Z500 oferece uma proposta quase tão completa por um valor mais acessível, com as principais concessões sendo a ausência do garfo invertido e o controle de tração.
No final, a decisão entre a Honda CB500 Hornet e a Kawasaki Z500 dependerá do perfil do motociclista e da importância que cada um atribui a esses diferenciais. A potência superior e a ciclística mais sofisticada da Hornet valem o investimento adicional para você? Ou a leveza e o custo-benefício da Z500 são mais atraentes? A resposta estará nas suas preferências, mas uma coisa é certa: o segmento das nakeds de 500 cilindradas nunca foi tão emocionante!