Honda expande uso do E-Clutch em mais cinco veículos modelos

A tecnologia Honda E-Clutch, apresentada em 2024 nas motocicletas CB650R e CBR650R, está prestes a revolucionar a linha de motos da fabricante japonesa. Com a inclusão do sistema de embreagem eletrônica em mais cinco modelos para a linha de 2026, a Honda busca ampliar sua presença no segmento de motos de média cilindrada.

Novos Modelos com E-Clutch

A linha de 2026 contará com o sistema E-Clutch nas motos XL750 Transalp, CB750 Hornet, NX500, CBR500R e CB500F Hornet. Esta expansão mostra a intenção da Honda de inovar e facilitar a pilotagem para uma gama maior de motociclistas.

Transalp e Hornet: A primeira combinação de E-Clutch e Acelerador Eletrônico

As motocicletas Transalp e Hornet 750 serão as pioneiras a unir a embreagem E-Clutch com o acelerador eletrônico TBW (Throttle by Wire). Segundo a fabricante, essa combinação permitirá trocas de marcha mais rápidas e suavizadas, potencializando a performance e a experiência de pilotagem.

Otimização para Off-Road

No caso da Transalp, o sistema E-Clutch não apenas melhora a troca de marchas, mas também otimiza o controle em terrenos off-road. A tecnologia ajusta automaticamente a rotação do motor conforme a velocidade das rodas dianteira e traseira, proporcionando uma condução mais segura e eficiente em variadas condições de pista.

Introdução da Tecnologia nas Motos da Linha 500

A linha 500 da Honda, composta por modelos como a CB500 Hornet, NX500 e CBR500R, tão conhecidas na Europa, irá receber pela primeira vez a tecnologia do E-Clutch. Esta inclusão visa simplificar a pilotagem e expandir a acessibilidade do sistema a condutores com habilitação A2, permitindo que motociclistas que pilotam motos com potência máxima de até 47 cv experimentem as vantagens dessa inovação.

Como Funciona o Sistema E-Clutch da Honda?

O Honda E-Clutch é um sistema de embreagem automatizada que elimina a necessidade de uso da manete durante arrancadas, paradas e trocas de marcha. O piloto, ao acionar o pedal de câmbio, possibilita que a eletrônica gerencie todo o engate com uma precisão notável, garantindo uma transição de marchas mais rápida e suave do que um quickshifter convencional.

Flexibilidade na Pilotagem

Apesar da alta tecnologia envolvida, os motociclistas ainda têm a opção de utilizar a embreagem manual, caso prefiram manter a sensação tradicional durante a pilotagem. Com essa expansão da tecnologia E-Clutch, a Honda reforça seu compromisso em tornar a condução mais fluida e intuitiva para todos os tipos de motociclistas.

Disponibilidade no Brasil

Atualmente, no Brasil, apenas a CB650R está disponível com essa inovadora tecnologia da Honda. Contudo, com a introdução dos novos modelos, espera-se que mais motociclistas brasileiros tenham acesso à facilidades proporcionadas pelo E-Clutch nos próximos anos.

Com essas inovações, a Honda mostra que está atenta às demandas do mercado e às necessidades dos motociclistas modernos, proporcionando maior conforto, segurança e performance.

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