Maio Amarelo 2026: foco na segurança dos motociclistas com o lema “Ver o outro é preservar vidas”

O movimento Maio Amarelo, que acontece anualmente em maio, chega à sua 13ª edição em 2026 trazendo uma mensagem poderosa e urgente: No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas. Este ano, com um foco especial nos motociclistas, a campanha destaca a importância da segurança viária em um contexto onde o uso de motos no Brasil tem crescido significativamente, impulsionado tanto pelas necessidades diárias de transporte quanto pelo uso profissional.

A importância do tema em 2026

De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, o tema deste ano busca chamar atenção para um comportamento essencial no trânsito: a percepção ativa e consciente da presença dos outros. Enxergar o próximo na pista não se resume apenas a observar, mas sim a desenvolver um comportamento proativo que incentive a convivência segura entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Motociclistas em destaque

O aumento expressivo do uso de motocicletas nos centros urbanos exige uma atenção redobrada aos motociclistas, que representam uma parte crescente tanto dos deslocamentos quanto das vítimas de sinistros de trânsito. Neste contexto, a campanha Maio Amarelo 2026 se propõe a conscientizar e informar os condutores sobre situações comuns de risco que podem ser enfrentadas por motociclistas, como:

  • Pontos cegos;
  • Mudanças bruscas de faixa;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de distância segura.

Os organizadores ressaltam que muitos motociclistas acabam fora do campo de visão dos demais usuários das vias, seja em pontos cegos físicos ou em meio à distração e pressa do cotidiano. Com isso, a campanha reforça a necessidade de conceitos como previsibilidade, atenção constante, respeito à velocidade adequada e à distância de segurança, todos fundamentais para reduzir acidentes e salvar vidas.

Desacelerar: uma mensagem poderosa

Continuando com o conceito estabelecido em 2025, o Maio Amarelo 2026 adota novamente o mantra desacelerar. Essa ideia destaca que a redução da velocidade é uma das atitudes mais eficazes para diminuir a gravidade das lesões e fatalidades no trânsito. A campanha conta com o apoio institucional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e haverá um reforço nas ações de conscientização em todo o Brasil ao longo do mês de maio.

O que é o Maio Amarelo?

Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional que visa a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. A iniciativa reúne esforços de órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil em ações educativas voltadas à temática. O mês de maio foi escolhido em referência à decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou em 11 de maio de 2011 a Primeira Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Já a cor amarela simboliza advertência e atenção nas ruas, enquanto o laço amarelo representa o engajamento da sociedade em torno dessa causa tão importante.

Cultivando uma mudança de comportamento

A mensagem central do Maio Amarelo 2026 é clara: a forma como cada pessoa se comporta no trânsito pode salvar vidas. A campanha convida toda a sociedade a refletir sobre atitudes simples que podem prevenir tragédias, especialmente em um cenário onde os motociclistas estão cada vez mais presentes nas vias brasileiras. Ao priorizar empatia, atenção e respeito mútuo, o movimento reforça que enxergar o outro é um passo fundamental para tornar o trânsito mais seguro para todos.

Assim, ao participarmos do Maio Amarelo, todos somos convidados a desempenhar um papel ativo na promoção de uma cultura de segurança, que valorize a vida e o bem-estar de todos os que compartilham as vias. Afinal, cada gesto pode fazer a diferença!

DEIXE UM COMENTÁRIO