Suzuki revela GSX-8R, nova esportiva de 800 cm³, por R$ 56.900

A chegada da Suzuki GSX-8R ao Brasil marca um novo capítulo na história das motos de alta performance da marca. Incorporando uma série de atualizações e inovações, esta nova sport touring é parte de uma plataforma que já inclui a V-Strom 800 DE e a GSX-8S. O que torna essa moto tão especial? Vamos conferir.

Similaridades e Diferenças com a GSX-8S

A Suzuki GSX-8R compartilha diversos componentes com sua irmã naked, a GSX-8S. Ambas vêm equipadas com um painel em TFT, faróis, chassi, motor, freios e rodas semelhantes. Embora as medidas de entre-eixos, câster e trail sejam idênticas, as suspensões diferem em marcas e ajustes, cada uma com sua proposta específica. A GSX-8S utiliza suspensões Kayaba, enquanto a GSX-8R é equipada com conjuntos Showa, incluindo bengalas SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston), ajustadas para uma pilotagem mais esportiva.

Ambas as motos apresentam um sistema de amortecimento fixado por links e um curso de suspensão similar, mas a GSX-8R possui ajustes de mola, compressão e retorno hidráulicos que a tornam mais rígida, tudo isso voltado para um desempenho mais agressivo.

Design Atraente e Funcional

O design da Suzuki GSX-8R é ousado, mantendo características que remetem à sua identidade conjunta com a GSX-8S. A frontal da moto, que inclui entradas de ar que cercam o farol, proporciona uma fluidez estética impressionante. Além disso, as laterais da moto foram projetadas com defletores aerodinâmicos que garantem uma performance superior. A pequena bolha na parte frontal também oferece proteção aerodinâmica ao piloto, mesmo quando este está em uma posição ereta.

Chassi e Ergonomia Ajustados para o Desempenho

O chassi da GSX-8R é do tipo treliça tubular e foi redesenhado para enfatizar uma experiência de pilotagem mais esportiva. Embora a posição das pedaleiras seja igual à da GSX-8S, a GSX-8R adota semiguidões para uma postura mais inclinada, favorecendo um estilo de pilotagem mais dinâmico. Essa ergonomia permite que o piloto permaneça confortável em longas distâncias, sem o risco de fadiga.

Poderoso Motor e Performance

Equipado com um motor bicilíndrico de 776 cm³, a GSX-8R produz 83 cv e um torque máximo de 8 kgf.m. O sistema de balanceiro conhecido como Suzuki Cross Balancer proporciona um funcionamento suave, minimizando vibrações. O motor é bastante versátil, permitindo ao piloto um desempenho confortável em marchas mais altas, mas também oferecendo uma experiência emocionante ao acelerar com força, onde pode atingir velocidades próximas a 170 km/h com facilidade. O som do motor também contribui para a experiência de pilotagem.

Pacote Eletrônico Moderno

A Suzuki GSX-8R não é apenas potência; ela também vem com um conjunto eletrônico avançado. O pacote Suzuki SIRS inclui três modos de entrega de potência, controle de tração, um quick shifter bidirecional e um sistema Low RPM Assist que previne que a moto morra em baixas rotações, além de uma embreagem deslizante. O painel em TFT colorido proporciona uma interface clara para o piloto.

Freios e Segurança

Os freios da GSX-8R são formados por discos de 310 mm na dianteira, equipados com pinças radiais de quatro pistões, enquanto na traseira um disco de 240 mm é complementado por uma pinça de um pistão. Essa configuração resulta em uma frenagem potente e firme, com uma alavanca altamente modulável, ajudando em situações de emergência.

Conclusão: A Suzuki GSX-8R no Mercado

A nova GSX-8R se destaca como uma moto extremamente prazerosa de pilotar. O equilíbrio entre desempenho e conforto a torna uma excelente escolha para quem busca uma experiência esportiva. Com um preço sugerido de R$ 56.900, a GSX-8R estará disponível a partir do dia 17 de março, em quatro cores: amarelo, azul, prata e preta. Essa moto concorre diretamente com a Triumph Daytona 660, que é vendida por R$ 56.490, prometendo aumentar a competição no setor de motos esportivas. Para os apaixonados por velocidade e design moderno, a GSX-8R pode ser a escolha ideal.

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