Inspirada nos clássicos modelos de motos trail e cross dos anos 1970, a Triumph Scrambler 1200 X se destaca no segmento das motocicletas aventureiras com a modernidade da tecnologia de última geração. A Triumph é reconhecida por sua vasta linha de motocicletas clássicas, e, sem dúvida, a linha Scrambler é uma das mais icônicas, sendo a versão de 1.200 cm³ especialmente emocionante.
Ergonomia e Conforto
A versão 1200 X se apresenta como uma opção mais acessível em termos de altura, facilitando a montagem e a colocação dos pés no chão. Com suspensões que são mais baixas e um banco a 820 mm do solo (em comparação aos 870 mm da versão XE), o modelo oferece uma experiência de pilotagem confortável. Ao se sentar, o piloto se adapta facilmente à boa ergonomia da moto, que proporciona uma posição relaxada e um triângulo ergonômico otimizado entre quadril, guidão e pés, permitindo longas jornadas sem cansaço.
No entanto, existe um ponto a ser considerado: a espessura da espuma do banco poderia ser um pouco mais generosa, pois o design clássico do banco tipo “flat” pode limitar o conforto em trajetos mais longos.
Poderoso Motor e Performance
Equipado com um motor de dois cilindros, 1.200 cm³, refrigerado a líquido e com uma defasagem de 270° na ignição, o motor da Scrambler 1200 X entrega muito torque, atingindo 11 kgf.m a 4.250 rpm. Os pilotos sentem um empurrão intenso logo no início do giro do acelerador, o que exige firmeza no guidão para manter o controle. As arrancadas são enérgicas, e o quickshifter faz o engate das marchas em uma fração de segundo, permitindo uma aceleração contínua e aumentando a adrenalina do piloto.
O escape lateral, com suas duas belas ponteiras, produz um som encorpado, que, apesar de não ser esportivo, tem um ronco bem diferenciado e empolgante. Um ponto a se considerar é que o design do escape pode comprometer o conforto, pois sua curva está muito próxima da perna do piloto, podendo aquecer excessivamente durante o tráfego urbano.
Eletrônica e Tecnologia
Contrariamente às motos que serviram de inspiração, as novas Triumph Scrambler 1200 são dotadas de tecnologia avançada para garantir a segurança e o conforto do piloto. A versão 1200 X dispõe de quatro modos de pilotagem (Rain, Road, Sport e Off-Road), permitindo ao piloto personalizar a entrega de potência, controle de tração e ABS. O sistema de ABS é do tipo cornering, com assistência em curvas, e pode ser desativado em alguns modos de pilotagem, assim como o controle de tração, que no modo off-road permite um maior espaço para derrapagens.
Além disso, a iluminação total em LED e o painel circular em TFT, que possui conectividade Bluetooth e piloto automático, completam o robusto pacote eletrônico da Scrambler 1200 X.
Suspensão e Freios
As suspensões, fornecidas pela Marzocchi, têm características diferenciadas nas versões X e XE. A 1200 X conta com um curso menor de suspensão (170 mm, em comparação com os 250 mm da XE), o que pode limitar algumas capacidades off-road, especialmente em situações desafiadoras. As bengalas invertidas têm 45 mm de diâmetro e não possuem ajuste na dianteira, enquanto atrás, o monoamortecedor possui regulagem na pré-carga da mola.
As rodas de raios, de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, são projetadas para enfrentar o off-road, embora a versão XE esteja mais equipada para vencer terrenos difíceis. O sistema de freios é robusto, com dois discos de 310 mm, pinças radiais de quatro pistões da Brembo e assistidos pelo ABS cornering, garantindo eficiência de frenagem em diversas condições.
Conclusão
Com uma proposta divertida e forte personalidade, a Triumph Scrambler 1200 X entrega uma experiência de pilotagem envolvente e atende às expectativas dos motociclistas que buscam aventura nas estradas ou nos trilhos. Seu preço sugerido de R$ 66.500 (mais frete) é justificado pela qualidade e tecnologia que ela oferece. Para os apaixonados por motos, a Scrambler 1200 X é, sem dúvida, uma escolha que vale a pena considerar.