Yamaha Ténéré 700: grandes expectativas e revelações surpreendentes

Após uma longa espera de mais de dois anos, finalmente a Yamaha Ténéré 700 foi lançada no Brasil, gerando grandes expectativas entre os fãs da marca e dos amantes de motociclismo. O modelo anterior não chegou ao país devido a questões de homologação, especificamente em relação às normas do Promot. Com a nova geração já apresentada na famosa feira EICMA do último ano, muitos aguardavam ansiosamente a oportunidade de testá-la nas ruas e trilhas brasileiras.

Primeiras Impressões da Yamaha Ténéré 700

Recentemente, tivemos a chance de acelerar a nova Ténéré 700 no Festival Interlagos. Apesar de ser um teste curto, foi suficiente para despertar algumas reflexões sobre o desempenho do modelo. Assim que subi na moto, a primeira impressão foi de leveza e agilidade. Com um design esguio e altura convincente, a Ténéré 700 parece pronta para enfrentar qualquer desafio fora de estrada. Cada detalhe parece gritar aventura, direcionando a expectativa para aqueles que anseiam por experiências off-road.

Desempenho do Motor CP2

Quem já teve contato com a plataforma CP2, a mesma encontrada na popular MT-07, espera um desempenho potente e acelerado. No entanto, logo após deixar os boxes, percebi algo surpreendente. Ao aquecer os pneus e acelerar moderadamente, tudo parecia normal. Entretanto, ao entrar na reta e acelerar em segunda e terceira marcha, percebi que o aumento de giro e velocidade era mais lento do que eu esperava. A aceleração não correspondia àquela explosividade característica da MT-07, o que logo me deixou intrigado.

Questões de Performance e Homologação

Durante a volta, a sensação de lentidão se repetiu e minhas dúvidas aumentaram. O que poderia estar acontecendo? Seriam ajustes de segurança para o test ride, considerando as condições da pista? Ao retornar à área dos boxes, procurei um executivo da Yamaha para esclarecer minhas dúvidas. Para minha surpresa, fui informado de que o desempenho “capado” era resultado das configurações da moto para atender às exigências de emissões e ruído do Promot5. Essa descoberta foi um impacto negativo para mim.

A Lógica por Trás da Configuração

Seria possível que uma moto pensada para o off-road chegasse ao mercado com características de primeira e segunda marcha tão lentas? Isso deixou muitas perguntas sem resposta. Seria a Yamaha planejando desbloquear o modelo após a compra? Tal estratégia não só seria uma surpresa negativa para os consumidores, como também contrariaria os termos de garantia da moto. Mesmo reconhecendo a excelência da ciclistica da Ténéré 700, é lamentável que sua configuração para o mercado brasileiro tenha deixado um gosto amargo.

Próximos Passos e Expectativas

A Yamaha, após a nossa análise, entrou em contato por meio de sua assessoria de imprensa, esclarecendo que os modelos testados em Interlagos eram versões de pré-produção. Essa informação pode justificar, em parte, o desempenho inesperado que encontrei. A fabricante também anunciou que a produção da Ténéré 700 começará oficialmente em agosto, com entregas programadas para setembro. Isso nos deixa esperançosos sobre possíveis ajustes que possam ser feitos antes do lançamento comercial.

Considerações Finais

É inegável que ainda há tempo para a Yamaha realizar os ajustes necessários. Os próximos passos agora tornam-se cruciais para garantir que a Ténéré 700 cumpra as expectativas de seus futuros proprietários. Esperamos que estes ajustes sejam certeiros e que a potência esperada do modelo se confirme em suas versões finais, para que a nova Ténéré 700 possa, de fato, se estabelecer como um verdadeiro símbolo de aventura e liberdade nas estradas e trilhas do Brasil.

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