Escapamento esportivo em motos: pode ou não pode?

Uma coisa é fato: brasileiro gosta de enfeitar e mudar o visual de suas conquistas. Com as motos isso não seria diferente. Cada vez mais os motoqueiros de plantão estão acrescentando novos itens para seus veículos ficarem ainda mais bonitos e atrativos.

Escapamento esportivo para motos

Entre os itens mais procurados está o escapamento esportivo para motos, aquele que muitos adoram por emitir um som alto e excessivo na hora da arrancada. Mas a pergunta que fica é: o que pode e o que não pode?

Lei para escapamento de motos

Assim como em qualquer outro requisito estético mudado em automóveis em território nacional, existem também leis específicas para esse tipo de escapamento.

Segundo a lei para motos, as motos fabricadas até o ano de 1993 não podem ultrapassar o ruído de 99 decibéis (db). Assim, ao autuar um motociclista, o policial precisa portar um decibelímetro, para medir o ruído e fazer inspeções indicadas pelo INMETRO. Para os que pretendem instalar um escapamento esportivo atual, é preciso estar atento primordialmente ao limite de decibéis e, além disso, inserir o mesmo dentro da distância determinada para utilizar o decibelímetro.

Ponteiras esportivas

Para os que querem substituir o escapamento de fabricação por um mais sofisticado, são duas as opções. Aos mais modestos: ponteiras esportivas. Elas possuem um componente popularmente conhecido como “flauta”. Esta, por sua vez, abafa o som emitido pelo escapamento. Esse modelo realça o design da moto e, além disso, melhora a vazão de ar para dentro do motor.

Imagem de um escapamento esportivo
Lembre-se de verificar as leis antes de instalar um escapamento esportivo em sua moto.

Escapamento esportivo completo

Para os que pretendem conseguir maior desempenho do equipamento, o indicado é o próprio escapamento esportivo completo. Com os canos com diâmetros maiores que o normal, a circulação dos gases se torna ainda mais eficiente. Também são vantajosos pelo seu pouco peso, já que a maioria dos modelos são produzidos por materiais leves, como o titânio.

O importante é estar sempre dentro da lei, evitar que sua moto seja apreendida por descuido e sempre respeitar os outros usuários de trânsito.

DEIXE UM COMENTÁRIO