BMW R 1300 R: motor boxer de 145 cv e design arrojado

A BMW Motorrad acaba de lançar a nova BMW R 1300 R, uma evolução significativa da clássica roadster com motor boxer da marca. Este modelo promete mais leveza, agressividade e potência, trazendo um conjunto técnico e visual completamente renovado. Conforto e versatilidade permanecem como características-chave, mas agora com a adição de recursos esportivos inovadores e tecnologias de ponta. O grande destaque é o novo motor boxer de 145 cv, o mais potente já produzido pela BMW em série.

Design Moderno e Agressivo

O design da BMW R 1300 R foi totalmente reformulado, apresentando linhas mais afiadas e uma postura mais musculosa. A ergonomia também foi aprimorada, permitindo que o piloto adote uma posição mais inclinada para frente, graças ao guidão mais plano e pedaleiras recuadas. Isso garante maior controle em condução esportiva, sem sacrificar o conforto para longas viagens, incluindo trajetos com garupa.

Versões e Cores

A versão básica da nova R 1300 R está disponível na cor Snapper Rocks metálica, mas a BMW oferece ainda três variantes adicionais:

  • Exclusive: Racing Blue metálica
  • Performance: Lightwhite uni
  • Option 719 Kilauea: Blackstorm metálica

A versão Performance inclui itens focados no desempenho, como suspensão esportiva, manetes mais curtos, pedaleiras ajustáveis e outros recursos que visam aprimorar a experiência de pilotagem.

Acessibilidade para Todos

Com uma altura de assento abaixo de 790 mm, a R 1300 R se mantém acessível para mulheres e motociclistas menos experientes ou que estão retornando ao mundo das motos. A BMW disponibiliza diferentes tipos de bancos como opcionais, adaptando-se aos gostos e biotipos dos pilotos.

Potência do Novo Motor Boxer

O coração da nova R 1300 R é o motor boxer de 1.300 cm³, que apresenta um aumento significativo em potência e torque. Com 145 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 15,1 kgf.m a 6.500 rpm, o motor oferece desempenho superior em todas as faixas de rotação, podendo alcançar até 9.000 rpm. Esta nova configuração se vale de um diâmetro maior e um curso menor do que o modelo anterior, além da inovadora tecnologia ShiftCam que otimiza o funcionamento das válvulas, conciliando desempenho e eficiência de combustível.

Modos de Pilotagem e Tecnologia Avançada

A R 1300 R oferece três modos de pilotagem de fábrica: Rain, Road e Eco, priorizando a economia de combustível. Com o pacote Riding Modes Pro opcional, pilotos podem escolher entre modos adicionais como Dynamic e Dynamic Pro, permitindo uma personalização detalhada da entrega de potência a qualquer momento durante a pilotagem.

Um recurso inovador é o controle de torque de arrasto (MSR), que promove estabilidade ao reduzir marchas em frenagens bruscas. Já o sistema ASA (embreagem e troca de marchas automatizadas) traz conforto adicional especialmente para o uso urbano.

Novo Chassi e Distribuição de Massas

O novo chassi da R 1300 R é uma estrutura de aço estampado mais leve e rígida, enquanto o subquadro traseiro, agora feito de alumínio fundido sob pressão, centraliza melhor o peso. Essa configuração resulta em maior agilidade e precisão nas frenagens, tornando as manobras mais fáceis. O sistema de suspensão dianteira agora conta com uma nova suspensão invertida de 47 mm, enquanto a traseira utiliza o sistema Evo Paralever II para maior rigidez e desempenho.

Sistema de Suspensão Dinâmica

Outra inovação na R 1300 R é o Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que ajusta automaticamente o amortecimento e a rigidez da mola com base no modo de pilotagem e nas condições da estrada. Essa é a primeira moto de série a oferecer essa tecnologia em conjunto com um garfo invertido, aumentando a estabilidade e o conforto ao pilotar.

Novas Tecnologias e Segurança

As novas rodas de 17 polegadas, feitas de alumínio fundido com raios ocos, são 1,4 kg mais leves que as anteriores. Os freios contam com discos duplos na dianteira e um sistema de freios ativo BMW Integral ABS Pro para maior segurança. O novo farol dianteiro em formato octogonal possui tecnologia full LED e, com o opcional Headlight Pro, se adapta ao ângulo de inclinação, melhorando a visibilidade noturna.

Comodidades e Conectividade

A R 1300 R também oferece um suporte eletrônico (sem chave) para smartphones e sistemas de navegação. O novo conjunto de bagagens inclui malas com 26 e 29 litros de capacidade, travamento central com chave eletrônica e iluminação interna, além de uma bolsa de tanque que se fixa por anel magnético.

DEIXE UM COMENTÁRIO