BMW R 1300 R: motor boxer de 145 cv e design arrojado

A BMW Motorrad acaba de lan\u00e7ar a nova BMW R 1300 R, uma evolu\u00e7\u00e3o significativa da cl\u00e1ssica roadster com motor boxer da marca. Este modelo promete mais leveza, agressividade e pot\u00eancia, trazendo um conjunto t\u00e9cnico e visual completamente renovado. Conforto e versatilidade permanecem como caracter\u00edsticas-chave, mas agora com a adi\u00e7\u00e3o de recursos esportivos inovadores e tecnologias de ponta. O grande destaque \u00e9 o novo motor boxer de 145 cv, o mais potente j\u00e1 produzido pela BMW em s\u00e9rie.

Design Moderno e Agressivo

O design da BMW R 1300 R foi totalmente reformulado, apresentando linhas mais afiadas e uma postura mais musculosa. A ergonomia tamb\u00e9m foi aprimorada, permitindo que o piloto adote uma posi\u00e7\u00e3o mais inclinada para frente, gra\u00e7as ao guid\u00e3o mais plano e pedaleiras recuadas. Isso garante maior controle em condu\u00e7\u00e3o esportiva, sem sacrificar o conforto para longas viagens, incluindo trajetos com garupa.

Vers\u00f5es e Cores

A vers\u00e3o b\u00e1sica da nova R 1300 R est\u00e1 dispon\u00edvel na cor Snapper Rocks met\u00e1lica, mas a BMW oferece ainda tr\u00eas variantes adicionais:

  • Exclusive: Racing Blue met\u00e1lica
  • Performance: Lightwhite uni
  • Option 719 Kilauea: Blackstorm met\u00e1lica

A vers\u00e3o Performance inclui itens focados no desempenho, como suspens\u00e3o esportiva, manetes mais curtos, pedaleiras ajust\u00e1veis e outros recursos que visam aprimorar a experi\u00eancia de pilotagem.

Acessibilidade para Todos

Com uma altura de assento abaixo de 790 mm, a R 1300 R se mant\u00e9m acess\u00edvel para mulheres e motociclistas menos experientes ou que est\u00e3o retornando ao mundo das motos. A BMW disponibiliza diferentes tipos de bancos como opcionais, adaptando-se aos gostos e biotipos dos pilotos.

Pot\u00eancia do Novo Motor Boxer

O cora\u00e7\u00e3o da nova R 1300 R \u00e9 o motor boxer de 1.300 cm\u00b3, que apresenta um aumento significativo em pot\u00eancia e torque. Com 145 cv a 7.750 rpm e torque m\u00e1ximo de 15,1 kgf.m a 6.500 rpm, o motor oferece desempenho superior em todas as faixas de rota\u00e7\u00e3o, podendo alcan\u00e7ar at\u00e9 9.000 rpm. Esta nova configura\u00e7\u00e3o se vale de um di\u00e2metro maior e um curso menor do que o modelo anterior, al\u00e9m da inovadora tecnologia ShiftCam que otimiza o funcionamento das v\u00e1lvulas, conciliando desempenho e efici\u00eancia de combust\u00edvel.

Modos de Pilotagem e Tecnologia Avan\u00e7ada

A R 1300 R oferece tr\u00eas modos de pilotagem de f\u00e1brica: Rain, Road e Eco, priorizando a economia de combust\u00edvel. Com o pacote Riding Modes Pro opcional, pilotos podem escolher entre modos adicionais como Dynamic e Dynamic Pro, permitindo uma personaliza\u00e7\u00e3o detalhada da entrega de pot\u00eancia a qualquer momento durante a pilotagem.

Um recurso inovador \u00e9 o controle de torque de arrasto (MSR), que promove estabilidade ao reduzir marchas em frenagens bruscas. J\u00e1 o sistema ASA (embreagem e troca de marchas automatizadas) traz conforto adicional especialmente para o uso urbano.

Novo Chassi e Distribui\u00e7\u00e3o de Massas

O novo chassi da R 1300 R \u00e9 uma estrutura de a\u00e7o estampado mais leve e r\u00edgida, enquanto o subquadro traseiro, agora feito de alum\u00ednio fundido sob press\u00e3o, centraliza melhor o peso. Essa configura\u00e7\u00e3o resulta em maior agilidade e precis\u00e3o nas frenagens, tornando as manobras mais f\u00e1ceis. O sistema de suspens\u00e3o dianteira agora conta com uma nova suspens\u00e3o invertida de 47 mm, enquanto a traseira utiliza o sistema Evo Paralever II para maior rigidez e desempenho.

Sistema de Suspens\u00e3o Din\u00e2mica

Outra inova\u00e7\u00e3o na R 1300 R \u00e9 o Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que ajusta automaticamente o amortecimento e a rigidez da mola com base no modo de pilotagem e nas condi\u00e7\u00f5es da estrada. Essa \u00e9 a primeira moto de s\u00e9rie a oferecer essa tecnologia em conjunto com um garfo invertido, aumentando a estabilidade e o conforto ao pilotar.

Novas Tecnologias e Seguran\u00e7a

As novas rodas de 17 polegadas, feitas de alum\u00ednio fundido com raios ocos, s\u00e3o 1,4 kg mais leves que as anteriores. Os freios contam com discos duplos na dianteira e um sistema de freios ativo BMW Integral ABS Pro para maior seguran\u00e7a. O novo farol dianteiro em formato octogonal possui tecnologia full LED e, com o opcional Headlight Pro, se adapta ao \u00e2ngulo de inclina\u00e7\u00e3o, melhorando a visibilidade noturna.

Comodidades e Conectividade

A R 1300 R tamb\u00e9m oferece um suporte eletr\u00f4nico (sem chave) para smartphones e sistemas de navega\u00e7\u00e3o. O novo conjunto de bagagens inclui malas com 26 e 29 litros de capacidade, travamento central com chave eletr\u00f4nica e ilumina\u00e7\u00e3o interna, al\u00e9m de uma bolsa de tanque que se fixa por anel magn\u00e9tico.

DEIXE UM COMENTÁRIO