Exercícios para viagem de moto, veja como fazer alongamento

Você sabia que o cansaço ocasionado por uma longa viagem de moto pode gerar, além de dores físicas, algumas dificuldades sobre reflexos e atenção? O resultado disso tudo é o aumento das chances de acontecer um acidente… e quando o assunto é moto, os riscos podem ser ainda maiores.

Exercícios para viagem de moto

Todo piloto deve conhecer seu próprio corpo e limitações antes mesmo de sair de casa. Uma dica simples para quem vai fazer uma longa viagem de moto é realizar paradas de 10 a 15 minutos a cada uma hora e meia, duas horas ou 150 quilômetros de estrada, o que vier primeiro. Neste meio tempo, você poderá conferir se está tudo ok com sua moto, abastecimento, além de poder fazer suas necessidades em um estabelecimento ou posto de gasolina.

Exercícios de alongamento

Além disso, alguns exercícios de alongamento podem ser essenciais nestas viagens. Cada alongamento deve ser feito durante pelo menos 20 a 30 segundos. Conheça agora algumas dicas de exercícios de alongamento para viagem de moto:

Musculatura posterior do pescoço

Mantendo os pés na mesma linha dos ombros, entrelace os dedos das mãos sobre a nuca e force o queixo em direção ao peito.

Musculatura anterior do pescoço

Neste alongamento, você deverá pegar os dois dedos polegares fechando as mãos. Assim, deixe os dedos abertos e os encoste em baixo do queixo, empurrando a cabeça para trás.

Músculos laterais do pescoço

Deixe os pés paralelos e coloque a mão esquerda no lado direito da cabeça. Após isso, faça o mesmo movimento para o lado contrário.

Flexores e extensores de braço

Esse alongamento é fundamental para qualquer motociclista, pois é a parte do corpo responsável por manusear o guidão, freios e acelerador. Fique em pé e estenda os braços para frente, pegue nas costas dela, mantendo o cotovelo reto. Assim que sentir a musculatura, coloque a palma da mão para cima, puxando para baixo pela ponta dos dedos e mantendo o cotovelo sempre reto. Repita o movimento em ambas as mãos.

Alongamento dos ombros

Eleve ambos os braços, um de cada vez, como se fosse passá-los por trás da cabeça. Feito isso, segure o cotovelo com a mão contra lateral, puxando-a nesta direção.

Extensores e flexores de pé

Se apoie em uma parede e pegue no peito do pé ou na ponta dos dedos, o que é o ideal. Agora encoste o calcanhar no glúteo (nádega), joelho com joelho (alinhados), puxe, alongando. Isso deve ser feito sem forçar a circulação. Feito em um lado da perna, repita o mesmo na outra.

Musculatura dorsal

Mantendo os pés juntos, desça com os braços esticados tentando encostar na ponta dos dedos dos pés. Identifique seu limite e mantenha a postura entre 20 e 30 segundos. Suba devagar e apoie as mãos na cintura, inclinando o máximo possível para trás mantendo também por cerca de 20 a 30 segundos.

Pronto para viajar com a garantia de que não terá dores ao chegar no destino?

DEIXE UM COMENTÁRIO